Caminhos da Reportagem é finalista do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

Da Agência Brasil

O programa Caminhos da Reportagem, exibido pela TV Brasil, é finalista do 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com as reportagens O ouro branco de Araripina, de Ana Graziela Aguiar, com coautores, e Desta água não beberei, de Patrícia Araújo, com reportagem de Flávia Peixoto e coautores.

Os conteúdos concorrem na categoria Sustentabilidade - Mudanças Ambientais - Linguagem Audiovisual - Telejornalismo. Ao todo, 1.367 reportagens foram inscritas nas categorias.

Os 40 finalistas foram anunciados ontem (7) após serem escolhidos por um júri formado por jornalistas e especialistas na temática da premiação. Os oito vencedores serão conhecidos no dia 16 de novembro, em cerimônia que será realizada em São Paulo.]

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já venceu a premiação em 2009 e 2014, com as reportagens Todos pelo cerrado: pesquisa, tecnologia e prevenção e com a série Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio, veiculadas pela Rádio Nacional.

O Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo foi criado para incentivar e reconhecer o trabalho da imprensa nacional na cobertura do setor de Seguros. Em 2008, a companhia inseriu a categorira Sustentabilidade - Mudanças Ambientais, que premia reportagens que disseminem conceitos e informações sobre as alterações no meio ambiente no Brasil e no mundo.

O Ouro branco de Araripina

Exibida em 30 de abril de 2015, a reportagem revela os segredos escondidos na Chapada do Araripe, que abriga uma das maiores reservas de gipsita do planeta. A gipsita é a base do gesso, material muito usado na construção civil e na área da saúde. O polo gesseiro da região está entre as mais importantes fontes de riqueza natural do Brasil e, apesar de movimentar a economia nacional, o polo enfrenta sérios problemas ambientais, fiscais e trabalhistas. O pó de gesso em suspensão e os gases tóxicos lançados no ar põem em risco a saúde dos funcionários e dos moradores de cinco cidades. A reportagem foi a vencedora do Prêmio MPT de Jornalismo na categoria Reportagem Cinematográfica.

Desta água não beberei

Como anda a qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil? Que tipos de contaminação ocorrem nas cidades? E no campo? O Poder Público está cumprindo seu papel de proteção dos nossos recursos hídricos? Quem são as pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no nosso país? O Caminhos da Reportagem percorreu quatro estados - Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo - e mostrou pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos