EBC muda estrutura organizacional para atender à MP 744

Da Agência Brasil

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) implementou um novo modelo de estrutura organizacional para adequação à Medida Provisória 744, que alterou a lei de criação da EBC e reduziu o número de diretorias. A nova estrutura tem o objetivo de modernizar a gestão e garante a manutenção de 70% dos cargos de livre provimento para os empregados do quadro permanente.

O preenchimento das diretorias e coordenações foi autorizado pelo novo Conselho de Administração (Consad) da EBC, que foi ampliado e é presidido pelo secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Márcio Freitas. Fazem parte do Consad representantes dos ministérios da Educação, da Cultura, do Planejamento e da Ciência, Tecnologia e Comunicações, o presidente da EBC, Laerte Rimoli, e um representante dos empregados.

O novo modelo busca também o equilíbrio da folha de salários para a criação de um futuro plano de cargos e remuneração. A EBC tem mais de 2.500 empregados, sendo a maioria do quadro permanente. 

Para ajustar gastos e racionalizar os processos de gestão, a empresa estuda a adoção de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). O plano será orientado pela Secretaria de Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, levando em conta experiências como as do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A economia gerada com as mudanças será revertida para o caixa da empresa. A volta, por exemplo, de servidores públicos que estavam cedidos à EBC para seus órgãos de origem resultou em uma economia anual de mais de R$ 2 milhões para a empresa.

A partir dessas mudanças, a EBC priorizará a construção de um plano de trabalho que fortaleça os sistemas públicos de rádio, TV, agências de notícias e novas mídias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos