Estudantes de BH fazem campanha para ir a evento de matemática na Índia

Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil

Oito alunos do ensino médio da Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima, de Belo Horizonte, lançaram uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para participarem da 7ª Convenção Internacional de Jovens Matemáticos. O evento acontece em Lucknow, na Índia, entre os dias 2 e 5 de dezembro.

Os estudantes ganharam o direito de representar o Brasil no evento após conquistarem a medalha de bronze na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras. Eles estimam que a viagem terá o custo de R$100 mil, incluindo passagens aéreas, visto, seguro viagem, hospedagem, alimentação e transporte. Além dos oito alunos, a delegação inclui por dois professores.

A arrecadação está sendo feita por meio do site Vakinha e a campanha vai até o próximo domingo (13). "Nós nunca saímos do Brasil. Para a maioria, isso é um sonho quase impossível. E de repente surge essa oportunidade, que nos foi dada graças à capacidade que desenvolvemos em uma área. E é uma forma de incentivar ainda mais a busca pelo conhecimento", disse Lohuama Lisboa, 17 anos, estudante do terceiro ano.

Para promover a campanha, os estudantes criaram uma página na internet e perfis nas redes sociais intitulados Índia2016BH.

A Olimpíada Matemática Sem Fronteiras surgiu em 1990 na França. Atualmente, a competição é realizada em 30 países. No Brasil, ela ocorre desde 2010 e é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC), composta por professores, empresas e instituições acadêmicas e governamentais. As questões são resolvidas em grupo. "No início, nós não acreditávamos que iríamos conseguir. Mas dividimos as questões de acordo com o que cada um tem mais interesse e facilidade. Eu gosto muito de matemática lógica. E no final, deu certo", contou Lohuama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos