IML identifica terceiro jovem que estava desaparecido em SP

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil

O Instituto Médico-Legal (IML) identificou hoje (8) o corpo de mais um dos cinco jovens que estavam desaparecidos em São Paulo desde o dia 21 de outubro. Os corpos foram encontrados no domingo (6) em Mogi das Cruzes, em estágio avançado de decomposição.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o corpo identificado hoje é do cadeirante Robson Fernando Donato de Paula, 17, por meio antropológico. Ontem, a secretaria havia confirmado a identificação de dois corpos como sendo de dois dos jovens que estavam desaparecidos, mas não divulgou os nomes. Acreditava-se que o corpo de Robson havia sido reconhecido ontem, mas a secretaria informou que isso só ocorreu hoje.

Os corpos identificados ontem, segundo o órgão, foram de Caíque Henrique Machado Silva, 18, e Cesar Augusto Gomes Silva, 20, por meio de impressão digital. Os três corpos serão liberados para as famílias. As famílias, no entanto, devem esperar a identificação de todos os corpos porque há um desejo inicial de fazer um enterro coletivo.

Ontem, ao sair do IML, Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), disse que quatro dos cinco corpos que foram encontrados pela polícia em Mogi das Cruzes estavam com marcas de bala e o quinto corpo tinha marcas de faca. Segundo ele, peritos do IML lhe disseram que foram encontradas cápsulas de armas calibre .40 [de uso restrito de agentes policiais] e .12 junto aos corpos, mas hoje a secretaria negou que as cápsulas encontradas sejam de calibre .40. "Os projéteis retirados dos corpos foram encaminhados ao Núcleo de Balística do IC [Instituto de Criminalística], que confirmou serem de calibre 38 e um de 12", diz a nota do órgão.

Apesar disso, o caso está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia porque há indícios de participação de policiais no crime.

O caso

Os cinco jovens estavam indo de carro para uma festa em um sítio em Ribeirão Pires, no Grande ABC. A última notícia que os familiares tiveram deles foi uma mensagem de um dos jovens no celular dizendo ter sido parado em uma blitz policial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos