Capital paulista tem chuva forte, granizo e rajadas de vento

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

A capital paulista ficou sob estado de atenção para alagamentos entre 17h40 e 20h de hoje (9) por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade. Por volta das 18h, houve queda de granizo na região de Itaquera, zona leste, mas intensidade do temporal começou a diminuir, segundo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura de São Paulo.

De acordo com os meteorologistas do CGE, nas próximas horas, as chuvas devem continuar diminuindo gradativamente, restando apenas variação de nuvens para a madrugada, que deve ter 19 graus Celsius (°C) de temperatura média.

Os maiores índices de chuva registrados pela rede telemétrica do Alto Tietê até as 19h50 ocorreram nos seguintes locais: Córrego Jacuí/Avenida Itaquera (33,6 milímetros), Rio Verde/Rua Cunha Porã (32,5mm); Córrego Rincão/montante do Piscinão (28,2mm). Córrego Mandaqui/Rua Zilda (25,4mm); Córrego Franquinho/Dom Helder Câmara (23,2mm); Jabaquara/Praça Serafina Gioncoli Vicenti (24,0mm); e Rio Tietê/Belenzinho (22,4mm).

Os maiores índices pluviométricos registrados pelas estações do CGE foram: Itaquera (33,2mm), Freguesia do Ó (30,2mm), Parelheiros/Barragem (33,2mm), Penha/Rincão (27,5mm), Jabaquara (23,5mm), Mooca (21,2mm). Na média, a capital teve 20,1mm de chuvas nesta quarta-feira.

O aeroporto de Cumbica, localizado na cidade de Guarulhos, registrou, às 18h20, rajadas de vento de 67 quilômetros por hora (km/h). O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, às 18h15, registrou a mesma velocidade dos ventos.

Previsão

De acordo com informações do CGE, a propagação de uma frente fria pelo oceano deve provocar maior nebulosidade e pancadas de chuva nos próximos dias na capital paulista. Os ventos passam a soprar do mar, causando maior nebulosidade e queda das temperaturas no final da semana.

A quinta-feira (10) começa com sol e temperaturas elevadas. As mínimas ficam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 31°C. A aproximação da frente fria influencia as áreas de instabilidade, o que pode causar pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Na sexta-feira (11), o tempo seguirá instável com muita variação de nuvens e chuvas na forma de pancadas, que devem se concentrar no período da tarde. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens, mas as temperaturas não devem subir muito. As mínimas ficam em torno dos 18°C e as máximas não devem superar os 26°C.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos