Jardim Botânico do Rio será reaberto à visitação amanhã

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabre para visitação amanhã (11), depois de ficar fechado por quatro dias. A Polícia Militar cumpriu na última segunda-feira (7) a reintegração de posse da área do Horto, que fica dentro dos limites do parque, por determinação da Justiça Federal. Contrários à decisão judicial, os moradores da comunidade do Horto Moradores fizeram uma barreira com cadeiras de praia e com a presença de vários idosos e crianças no chão para impedir a entrada de um caminhão de mudança na comunidade. A operação de retirada terminou em confronto entre a PM e os manifestantes. 

A entrada de visitantes será feita, a partir de amanhã, exclusivamente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008. Os acessos da Rua Pacheco Leão permanecerão fechados, por medida de segurança.

Uma equipe da Polícia Federal esteve no Jardim Botânico na manhã de hoje (10) para fazer a perícia no setor de Conservação, onde ocorreu um atentado, provavelmente com coquetéis molotov, na noite de segunda-feira por um grupo de homens encapuzados. Na ação, uma escavadeira do parque foi incendiada pelos criminosos. No dia seguinte (8), a Polícia Federal abriu inquérito para apurar a autoria do crime.

O delegado José Alberto Pires Lage, titular da delegacia da Gávea, onde o caso foi registrado já remeteu o inquérito para a Polícia Federal, que agora está responsável pelas investigações da invasão do terreno do parque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos