Venezuela felicita Donald Trump e apela por nova etapa nas relações bilaterais

A Venezuela felicitou hoje Donald Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, apelando por uma "nova etapa" nas relações bilaterais, centrada no respeito pela soberania, a autodeterminação e a paz.

"O governo bolivariano da Venezuela felicita o presidente eleito Donald Trump e faz votos de que seja possível avançar para um futuro onde impere o respeito pelos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, que consagra a igualdade soberana dos Estados e a autodeterminação dos povos, entre outros, mediante relações políticas e diplomáticas bilaterais respeitosas", diz o comunicado divulgado ontem (9) em Caracas.

O documento, distribuído pelo Ministério de Relações Exteriores venezuelano "saúda" ainda os Estados Unidos "pela realização de eleições presidenciais no dia 8 de novembro de 2016".

"A Venezuela apela que, na nova etapa que começa para esta nação norte-americana, seja possível estabelecer novos paradigmas com a nossa região, baseados no reconhecimento das identidades culturais, sociais e histórias dos nossos países e no respeito pela não intervenção nos assuntos internos, pelo direito ao desenvolvimento e à paz", diz a nota.

O comunicado conclui ressaltando que Caracas espera que os EUA "saibam enfrentar os grandes desafios econômicos, sociais e políticos que tem a humanidade, nos quais a sua atuação é importante para a paz e a estabilidade mundial".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos