França impede atentado terrorista contra mercado de natal

Da agência Ansa

 

A polícia francesa prendeu sete pessoas em uma operação antiterrorista deflagrada no fim de semana. De acordo com o governo, os detidos planejavam um atentado contra o famoso mercado de natal de Estrasburgo, que anualmente recebe mais de dois milhões de pessoas. As informações são da agência Ansa.

Os suspeitos foram presos na madrugada de sábado para domingo em Estrarbusrgo e em Marselha. Todos têm entre 29 e 37 anos de idade. São franceses, mas há um marroquino e um afegão. O mercado de Natal ocorre todos os anos e a edição de 2016 começará na próxima sexta-feira (25).

Além dele, outro possível alvo de atentado seria uma delegacia de polícia. O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, confirmou que o atentado foi evitado pelas forças de segurança, mas alertou que o "nível de ameaça nunca esteve tão alta no país".

"O risco zero de atentados não pode ser garantido nunca. Quem garante isso mente aos franceses. Fazemos de tudo, a todo momento, para prevenir estas ameaças e proteger nossos cidadãos", disse Cazeneuve.
   
De acordo com o jornal Le Parisien, os detidos em Estrarburgo conheciam um dos presos em Marselha porque haviam voltado juntos da Síria. O grupo também tinha contato com os terroristas que atacaram a casa de shows Bataclan durante atentados do Estado Islâmico em 13 de novembro de 2015, em Paris.

As autoridades francesas monitoravam os suspeitos há semanas e constataram que eles estavam "nervosos" e "ansiosos" para receberem um "carregamento de armas". A operação que levou à prisão dos sete suspeitos é um desmembramento das investigações iniciadas antes da Euro 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos