Petrobras finaliza venda de bloco exploratório na Bacia de Santos

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

A Petrobras finalizou hoje (22) a venda da sua participação no bloco exploratório BM-S-8, na Bacia de Santos, para a Statoil Brasil Óleo e Gás LTDA. A operação, anunciada em 29 de julho deste ano, foi feita por meio de processo competitivo e faz parte do Plano de Desinvestimentos (venda de ativos) 2015-2016 da companhia.

De acordo com a Petrobras, o pagamento de US$ 1,25 bilhão, feito hoje, corresponde a 50% do valor total da transação. O restante será pago em parcelas relacionadas a eventos subsequentes, entre eles, a celebração do Acordo de Individualização da Produção, a chamada unitização, que é o processo de unificação da produção de um campo que extrapola o limite de um bloco.

A Petrobras informou que a conclusão da venda ocorreu depois de cumpridas todas as condições previstas no contrato, como a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Localizado na Bacia de Santos, o BM-S-8, onde ocorreu uma descoberta no prospecto exploratório Carcará, será operado pela Statoil, com 66% de participação, em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (14%), Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A (10%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás LTDA (10%).


 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos