Topo

Operação desarticula fraude em licitações para impressos gráficos na BA

Sayonara Moreno - Correspondente da Agência Brasil

28/11/2016 11h43

Organização criminosa envolvida com fraudes em licitações, em Salvador e cidades do interior da Bahia, foi alvo de uma operação do Ministério Público do Estado , na manhã de hoje (28). A Operação Quali foi deflagrada por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP (Gaeco), juntamente com o Departamento de Combate ao Crime organizado da Polícia Civil da Bahia (Draco) e do Centro de Operações Especiais, também da Polícia Civil do estado.

 

Ao todo são 35 mandados a serem cumpridos, entre eles oito de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 21 de busca e apreensão, em Salvador e Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana.

 

Segundo o Ministério Público, os alvos da operação são empresas que atuam no ramo de impressos gráficos e que formaram cartel para vencerem licitações em órgãos públicos estaduais e municipais.

 

As investigações apontaram que o grupo atuava há alguns anos na capital e no interior da Bahia e vinha vencendo licitações em alguns órgãos públicos, com preços superfaturados que chegavam a superar 20% o valor do serviço. As fraudes foram responsáveis pelo gasto de milhões de reais - valor ainda não definido - dos cofres públicos.