Ministro do Interior é nomeado primeiro-ministro da França

Da Rádio França Internacional

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, foi nomeado hoje (6) primeiro-ministro da França em substituição a Manuel Valls, que se demitiu do cargo para concorrer às primárias do Partido Socialista, visando à eleição presidencial de abril-maio de 2017. A informação é da Rádio França Internacional.

Aos 53 anos, Cazeneuve tem a confiança do presidente François Hollande para administrar o país nos cinco meses que restam para o término do mandato socialista. Discreto, calmo e fiel escudeiro de Hollande, Cazeneuve tem a experiência necessária para tocar os assuntos de defesa e a política de combate ao terrorismo.

Ele estava à frente do Ministério do Interior desde 2014, onde substituiu Valls e enfrentou a onda de atentados terroristas com determinação, ganhando o respeito e a confiança dos franceses. Antes de ocupar a pasta do Interior, ele foi ministro adjunto de Assuntos Europeus (2012-2013) e do Orçamento (2013-2014).

Hollande encarregou Cazeneuve de formar um novo governo, como estabelece o protocolo, segundo comunicado do Palácio do Eliseu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos