Prefeitura de São Paulo lança portal e aplicativo para solicitação de serviços

Flávia Albuquerque Silva - Repórter da Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo lançou hoje (8) o Portal de Atendimento SP 156 e o aplicativo para celulares SP 156, ferramentas que têm o objetivo de facilitar o contato do munícipe com a administração municipal. Por meio do portal, os cidadãos poderão abrir solicitações para 300 dos 753 serviços disponíveis na prefeitura e obter informações sobre outros canais disponíveis para o envio de demandas. No caso do aplicativo para celular, estarão disponíveis 50 serviços, dos quais nove - entre os mais pedidos e associados à mobilidade - serão exibidos na tela inicial.

De acordo com o coordenador de Atendimento ao Cidadão da Secretaria Municipal de Gestão, André Avrichir, a implantação desses sistemas é o resultado do projeto de modernização e expansão da central de atendimento 156, que agora, além da central telefônica, passa ao mundo virtual e móvel. "A central telefônica está muito mais eficiente do que nos últimos anos e o portal é inovador e inspirado nas melhores praticas nacionais e internacionais de navegação. O aplicativo móvel funcionará tanto para Android como para IOS".

No portal www.sp156.prefeitura.sp.gov.br o cidadão poderá encontrar em destaque, além de todos os serviços que podem ser solicitados, os 15 principais serviços solicitados no momento e acompanhar o andamento de seu pedido, vendo numa única página todas as demandas feitas por ele. "Haverá também uma seção de indicadores com dados sobre os serviços que estão sendo pedidos e executados na cidade. No portal ainda haverá um guia sobre os 753 serviços disponibilizados pela prefeitura".

Segundo o secretário municipal de Gestão, Marco Antônio Oliveira, a central telefônica, o portal e o aplicativo direcionam as solicitações para uma única plataforma que se comunica com as unidades responsáveis pelo serviço pedido. "Serve também como plataforma de monitoramento do pedido e do andamento do serviço. Não há uma dispersão das informações, há uma concentração". Mesmo que o serviço seja pedido por telefone, o atendente registrará a solicitação em uma tela semelhante à do aplicativo de celular.

O prefeito Fernando Haddad explicou que o contrato anterior não previa o serviço como está sendo disponibilizado com as novas ferramentas e essa modernização estava prevista no edital de licitação para renovação do serviço. "Com isso colocamos o 156 no patamar no que há de mais moderno em tecnologia atual, [com] uma coisa que o antigo sistema não permitia, que é gerir a informação. Com esse aplicativo consigo monitorar a média de cada serviço e saber porque aquela solicitação não foi atendida", comentou.

O contrato assinado em maio tem vigência de dois anos e pode ser renovado por novo período. Segundo a prefeitura, o serviço gerou uma economia de R$ 33 milhões, uma redução de 31,37% com relação ao que era gasto com o setor anteriormente

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos