Vereadores aprovam reajuste de 26% para a próxima legislatura em São Paulo

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na tarde de hoje (20) aumento de 26,34% no salário dos vereadores. O salário, que era de aproximadamente R$ 15 mil, passa, em 2017, para R$ 18.991,68.

Pouco antes de aprovarem o Orçamento da cidade para o próximo ano, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução (PR) 12/2016, que reajustou seu próprio salário para a próxima legislatura. O PR foi aprovado com 30 votos a favor.

A aprovação do reajuste ocorre a 11 dias do fim do mandato, o que contraria o que pretendia o futuro prefeito João Dória, segundo o vereador Mário Covas Neto (PSDB). Segundo nota, o vereador disse que há um esforço da nova gestão em diminuir custos na cidade.

"O momento é impróprio, não que não seja justo, é justo sim, afinal nós não temos décimo terceiro salário, há quatro anos nós não temos aumento e ele é limitado a 75% do que recebe o deputado estadual. Esta reposição, porque não é aumento, é ainda menor do que este teto de 75%, então justo é, mas o momento é inadequado", disse Covas Neto, de acordo com a nota.

Na justificativa apresentada para o PR, um dos argumentos é que o reajuste é inferior à variação dos índices inflacionários no período entre janeiro de 2013 e setembro de 2016 e que o projeto buscava apenas recompor o valor "corroído pela inflação".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos