Justiça condena SuperVia por má prestação de serviço à população
Por decisão da 6ª Vara Empresarial, a concessionária SuperVia, responsável pela operação comercial e manutenção da malha ferroviária urbana de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro, terá que cumprir várias obrigações em benefício dos usuários, devido à má prestação de serviço. A sentença atende a ação civil pública ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O descumprimento pode acarretar multa diária à SuperVia de R$ 200 mil. A informação foi divulgada hoje (23). Ainda cabe recurso, informou a assessoria de imprensa do MPRJ. A sentença foi proferida no último dia 15 e condena também a concessionária a indenizar os consumidores por danos patrimoniais e morais, individuais e coletivo. O valor fixado pelo juízo alcança R$ 500 mil. Na ação, a promotoria acusa a SuperVia de desrespeitar direitos básicos dos consumidores, "colocando em risco suas vidas e integridade corporal em virtude de panes constantes nas composições ferroviárias". A empresa deverá, ainda, resolver, em até cinco dias, problemas técnicos decorrentes de panes e demais defeitos existentes nas composições ferroviárias, iniciando de imediato os reparos necessários. Além disso, terá de retirar de circulação todas as composições que não apresentem condições seguras de trafegabilidade. O objetivo é que sejam efetuados todos os reparos de modo a garantir prestação de serviços de qualidade à população. A Justiça condenou também a SuperVia a informar de imediato aos passageiros quaisquer atrasos ocorridos, "tanto nas composições quanto nas estações de cada ramal ferroviário, fornecendo previsão mínima para o restabelecimento do serviço". Defesa Em nota, a empresa informou que tem ciência do processo, iniciado antes da atual administração, e que vai entrar com os recursos cabíveis dentro do prazo legal. A concessionária lembrou que implementou diversas melhorias no sistema ferroviário desde que a atual gestão assumiu, em 2011. A SuperVia informou que neste ano iniciou um processo de transformação para recuperar, no menor tempo possível, o abandono de quatro décadas do sistema ferroviário fluminense. Por meio do programa de investimentos de R$ 3,3 bilhões, em parceria com o governo do estado, a empresa renovou sua frota com 120 novos trens em operação, todos com ar-condicionado. Além disso, também foram feitos novos planejamentos operacionais que possibilitaram a redução do intervalo médio entre os trens de 15 para 7 minutos. O número de viagens e a oferta de lugares também aumentaram e estações foram reformadas. De acordo com a nota, a empresa também inaugurou um centro de controle operacional e reduziu em 12 vezes o número de falhas dos trens. Também foi revitalizada a infraestrutura ferroviária (estações, via férrea, equipamentos). A SuperVia acrescentou que permanece com o compromisso de "contribuir com o desenvolvimento do Rio de Janeiro e de mais 11 municípios da região metropolitana", onde atua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.