Chuvas

Chuva forte atinge o Rio e provoca alagamentos por toda a cidade

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

  • Gabriel de Paiva/Agência O Globo

    Homem tem dificuldade para se locomover com sua bicicleta pela rua antonio Mendes Campos, na Glória

    Homem tem dificuldade para se locomover com sua bicicleta pela rua antonio Mendes Campos, na Glória

A chuva forte que atingiu o Rio de Janeiro prejudicou o tráfego de veículos em diversas regiões da cidade. Na avenida Brasil, principal ligação do centro com a zona oeste, com 54 quilômetros de extensão, o trânsito ficou lento durante a tarde. Na zona portuária, no bairro do Caju, também foram registrados pontos de alagamento.

A chuva também atingiu a área central da cidade, como a Lapa, a zona portuária e o Aterro do Flamengo, que liga a zona sul ao centro da cidade, e também o bairro da Urca, na zona sul. A chuva provocou o fechamento do aeroporto Santos Dumont, por 45 minutos, que já foi reaberto para operações de pouso e decolagem. Dois voos foram cancelados.

A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada de vento forte na estação Marambaia, na zona oeste, com 52,9 km/h, às 13h.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de atenção às 13h25 desta quinta-feira (12), devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um sistema de baixa pressão na costa do município. Para as próximas horas, há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Estágio de atenção

O estágio de atenção representa que um ou mais incidentes estão impactando regiões da cidade, podendo causar reflexos relevantes no trânsito ou comprometer o deslocamento da população. O acúmulo de água em vias importantes ou bolsões em ruas e avenidas podem, por exemplo, levar a cidade a entrar nesse estágio operacional.

As ruas no entorno da Lapa, bairro boêmio do Rio, estão praticamente intransitáveis, por ser um bairro do Rio Antigo, e não ter sofrido transformações como obras em galerias de águas pluviais. Os bueiros alagaram rapidamente e o bairro ficou intransitável. Há vários pontos de alagamento, como nas ruas do Resende, Gomes Freire, Inválidos e Relação.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura chove forte também nos bairros de Santa Teresa, Grajaú, Tijuca e Saúde. Na rua do Catete também há bolsões d'água e o trânsito está praticamente parado, com os carros pequenos sem condições de ultrapassar as poças d'água.

Apesar da chuva forte, os trens da concessionária Metrô Rio trafegam com intervalos normais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos