Topo

Chuva forte atinge o Rio e provoca alagamentos por toda a cidade

Homem tem dificuldade para se locomover com sua bicicleta pela rua antonio Mendes Campos, na Glória - Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Homem tem dificuldade para se locomover com sua bicicleta pela rua antonio Mendes Campos, na Glória Imagem: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

12/01/2017 14h37

A chuva forte que atingiu o Rio de Janeiro prejudicou o tráfego de veículos em diversas regiões da cidade. Na avenida Brasil, principal ligação do centro com a zona oeste, com 54 quilômetros de extensão, o trânsito ficou lento durante a tarde. Na zona portuária, no bairro do Caju, também foram registrados pontos de alagamento.

A chuva também atingiu a área central da cidade, como a Lapa, a zona portuária e o Aterro do Flamengo, que liga a zona sul ao centro da cidade, e também o bairro da Urca, na zona sul. A chuva provocou o fechamento do aeroporto Santos Dumont, por 45 minutos, que já foi reaberto para operações de pouso e decolagem. Dois voos foram cancelados.

A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada de vento forte na estação Marambaia, na zona oeste, com 52,9 km/h, às 13h.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de atenção às 13h25 desta quinta-feira (12), devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um sistema de baixa pressão na costa do município. Para as próximas horas, há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Estágio de atenção

O estágio de atenção representa que um ou mais incidentes estão impactando regiões da cidade, podendo causar reflexos relevantes no trânsito ou comprometer o deslocamento da população. O acúmulo de água em vias importantes ou bolsões em ruas e avenidas podem, por exemplo, levar a cidade a entrar nesse estágio operacional.

As ruas no entorno da Lapa, bairro boêmio do Rio, estão praticamente intransitáveis, por ser um bairro do Rio Antigo, e não ter sofrido transformações como obras em galerias de águas pluviais. Os bueiros alagaram rapidamente e o bairro ficou intransitável. Há vários pontos de alagamento, como nas ruas do Resende, Gomes Freire, Inválidos e Relação.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura chove forte também nos bairros de Santa Teresa, Grajaú, Tijuca e Saúde. Na rua do Catete também há bolsões d'água e o trânsito está praticamente parado, com os carros pequenos sem condições de ultrapassar as poças d'água.

Apesar da chuva forte, os trens da concessionária Metrô Rio trafegam com intervalos normais.