Com níveis baixos nos reservatórios, DF reduz pressão da água em Brasília

Da Agência Brasil

Pressão da água será reduzida em áreas nobres do Distrito Federal Arquivo/Agência Brasil

O Distrito Federal ampliou as medidas de restrição de uso da água por causa dos níveis dos reservatórios que abastecem Brasília e outras cidades. Parte do DF está sob racionamento de água desde o dia 16 de janeiro. A partir de segunda-feira (30), a pressão da água será reduzida na região central da capital, nas áreas abastecidas pelo Reservatório Santa Maria.

A expectativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é que a medida reduza em até 5% o consumo de água, uma economia estimada de 80 litros por segundo.

A água chegará com menos força às residências localizadas na Asa Norte, Asa Sul, Noroeste e Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá e Itapoã e SOF Sul.

"A implantação do plano começa nesta segunda-feira na Asa Norte, onde os técnicos ficarão por três dias fazendo os ajustes de válvulas e registros, de forma que a redução ocorra nos níveis desejados pela companhia e não coloque em risco a estrutura física das redes de água. Feito isso, as equipes se deslocarão para outra área, conforme calendário já definido", informou a Caesb.

A pressão é reduzida por meio do ajuste de válvulas e registros espalhados pela rede de abastecimento. A ação diminui a perda da água que corre pelo sistema. A mudança na pressão não tem prazo definido e segue até reservatório atingir nível seguro.

Calendário de pressão reduzida nas regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria:

30/1 Asa Norte
2/2 Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
6/2 Lago Norte
9/2 Lago Sul
13/2 Jardim Botânico
15/2 Paranoá e Itapoã
17/2 SOF Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos