Senado aprova MP que autoriza compra de papel-moeda sem licitação

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Casa da Moeda é responsável pela fabricação do dinheiro do país Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (8) a Medida Provisória 745/16, que autoriza o Banco Central (BC) a comprar sem licitação papel-moeda e moeda metálica fabricados fora do país.

O Banco Central poderá adquirir as cédulas e moedas de fornecedor estrangeiro obedecendo a um cronograma para cada exercício financeiro, observadas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em situações de emergência, fica autorizada a compra do material de fornecedor estrangeiro sem necessidade de licitação. De acordo com a MP, a compra sem licitação ocorrerá quando houver "inviabilidade ou fundada incerteza" quanto ao atendimento da demanda pela Casa da Moeda do Brasil.

Uma das justificativas para a edição da medida foi justamente o fato de que a Casa da Moeda não tem conseguido atender à demanda para o fornecimento da matéria-prima para a confecção do dinheiro no país.

O texto já tinha sido aprovado na Câmara e passou pelo Senado sem alterações. Com isso, segue para sanção do presidente da República, Michel Temer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos