Carnaval de BH reuniu 3 milhões de foliões

Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil

Um balanço divulgado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) registrou que o carnaval da capital mineira reuniu 3 milhões de foliões. A estimativa inicial era ter 2,4 milhões de pessoas nas ruas da cidade, das quais 500 mil turistas e o restante moradores locais. A contabilidade da Belotur foi feita por dia. Ou seja, se uma pessoa foi às ruas quatro dias distintos, ela foi considerada como quatro foliões.

Com estes números, Belo Horizonte confirma o carnaval deste ano como o maior de sua história. Oficialmente, o período da folia foi de 11 de fevereiro até ontem (1º). Foram 416 desfiles, organizados por cerca de 350 blocos de rua.

A programação também teve apresentações de escolas de samba e de blocos caricatos, com o carnavalzinho voltado para crianças e com shows divididos por quatro palcos espalhados pela cidade.

Para dar conta do público, a prefeitura de Belo Horizonte aumentou a estrutura e os recursos humanos em relação ao ano passado. Foram disponibilizados 10 mil banheiros químicos. Na segurança, trabalharam 2 mil guardas municipais e 2,7 mil policiais militares.

Também estiveram nas ruas cerca de 9,4 mil ambulantes credenciados para a venda de bebidas, número que é quase três vezes superior ao registrado em 2016. Para melhorar o deslocamento dos foliões, a Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) reforçou o atendimento das linhas de ônibus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos