Topo

Temer exalta a cerveja, elogia a Oktoberfest e promete tomar três canecas

Temer participa da cerimônia que dá a Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja - Marcos Corrêa/PR
Temer participa da cerimônia que dá a Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja Imagem: Marcos Corrêa/PR

Pedro Peduzzi

Da Agência Brasil

09/03/2017 14h15

Ao sancionar nesta quinta (9) a lei que concede a Blumenau (SC) o título de capital nacional da cerveja, o presidente Michel Temer destacou o aspecto agregador da bebida. Em discurso no Palácio do Planalto, o autor do projeto que resultou na nova lei, o deputado federal Décio Lima (PT-SC), disse que o título de capital da cerveja dado a Blumenau representa "uma expressão de amor pelo Estado e pela cidade",

Temer também destacou a relevância do título para Blumenau. "Suas palavras, Décio Lima, revelaram que isso é fruto do amor. Na verdade, a ideia de amor, de fraternidade e de confraternização", disse o presidente. "A cerveja, aliás, é um fenômeno de agregação e de congregação. Você nunca vê uma alguém tomando cerveja sozinho. Você vê alguém no bar em uma mesa com quatro ou cinco pessoas tomando cerveja e conversando animadamente. Esse é o ânimo que preside a cidade de Blumenau", acrescentou.

9.mar.17 - Cerimônia de Sanção da lei que confere à Cidade de Blumenau o título de Capital Nacional da Cerveja - Marcos Corrêa/PR - Marcos Corrêa/PR
Temer participa de cerimônia em Blumenau
Imagem: Marcos Corrêa/PR

Em diversos momentos, Temer destacou o aspecto agregador e pacífico da Oktoberfest, festa tradicional que reúne cervejeiros e turistas em Blumenau.

"É interessante como esse fenômeno do chope e da cerveja é sempre retratado por fotos e quadros como gesto de grande alegria. As pessoas dançam, conversam, sorriem. A Oktoberfest é uma festa de pacificação. Nunca soube que na Oktoberfest houvesse divisões, de um lado uns e de outro lado, outros. Ao contrário: de um lado só, todos", destacou o presidente.

"Lá o que se verifica é uma grande confraternização, que não é só na cidade. É nacional, e até internacional, porque muita gente vai para lá nessas oportunidades. Eu não tive ainda essa alegria, mas vamos ver se agora, após os convites feitos pelos senhores, eu vou tomar pelo menos umas três canecas. As canecas eu até recebi. Não trouxeram a cerveja. Então vou tomar a cerveja lá", brincou.

Temer destacou ainda a existência, na cidade, de um grande parque econômico que vai além da cerveja. "Precisamos muito dessa produção industrial acentuada, do turismo", disse.

"Sabemos que Blumenau é um centro turístico extraordinário, especialmente agora, quando a economia começa a respirar. Temos os primeiros sintomas disso, com a inflação e juros caindo sensivelmente e com a retomada ainda que lenta da economia. Penso então que este momento seja de celebração, porque não só ganham os apreciadores de cerveja com rótulos para todos os paladares. Ganham os blumenauenses, com empregos, renda e reconhecimento, porque em matéria de arte cervejeira eles não perdem para ninguém", completou.