Grupo diz que há condições para desligamento da TV analógica em São Paulo amanhã

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil

O Grupo de implantação da TV Digital (Gired) informou hoje (28) que as condições para o desligamento do sinal analógico de TV na Grande São Paulo amanhã (29) foram atendidas. Segundo pesquisa feita pelo Ibope, 92% dos domicílios da região metropolitana estarão aptos a receber o sinal digital da TV aberta quando ocorrer o desligamento das transmissões analógicas.

Segundo o Gired, se o desligamento tivesse ocorrido dia 24 de março, quando se encerrou a coleta de dados da pesquisa, 95% dos lares paulistanos e dos municípios vizinhos já teriam garantido o acesso à TV, seja por transmissão aberta digital, por parabólicas ou pela TV paga. Com o desligamento do sinal analógico, a faixa de 700 mega-hertz, que atualmente é utilizada paras transmissões de TV analógica na região serão destinada ao serviço 4G de telefonia móvel.

O encaminhamento do Gired favorável ao desligamento será levado para decisão final do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O grupo é formado por integrantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de radiodifusores e de operadoras de telefonia.

Entrega de kits

Até o dia 29 de março, devem ser entregues 1,2 milhão dos kits gratuitos para Grande São Paulo e municípios vizinhos. Os kits, que contêm conversor, antena e cabos, continuarão a ser distribuídos até 45 dias após o encerramento das transmissões analógicas.

Segundo o Gired, das famílias inscritas no Bolsa Família, 91% já contam com o sinal da TV aberta digital e, nos demais programas sociais, o percentual é 89%. Nos canais abertos que forem desligados, será ainda transmitida por 30 dias cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos