PF desarticula grupo criminoso que desviou recursos de município piauiense
As fraudes contavam com a participação de servidores do município e de representantes das empresas. O prejuízo estimado é R$ 18 milhões, segundo o ministério
Integrantes de uma organização criminosa que desviava recursos públicos e fraudava licitações no município de Cocal, no Piauí, estão sendo presos hoje (7) durante a Operação Escamoteamento, da Polícia Federal. Os policiais estão cumprindo 13 mandados de prisão preventiva, 45 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor na delegacia e depois liberada, e 33 de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Federal, a operação teve como base fiscalização do Ministério da Transparência que apurou a existência de empresas "fantasmas" contratadas de forma fraudulenta, entre 2013 e 2015, no município de Cocal. As fraudes, segunda nota do ministério, "contavam com a participação de servidores do município e de representantes das empresas, que atuavam de forma conjunta e articulada". O prejuízo estimado é R$ 18 milhões. O nome da operação faz referência à tentativa dos envolvidos de esconder a atuação da organização criminosa instalada na região. Para isso, valiam-se de empresas sem capacidade operacional, algumas inclusive sem sede física, para dar aparência de legalidade às contratações feitas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.