Cúpula do Senado recebe iluminação roxa em apoio à campanha sobre o lúpus

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

A partir de hoje (8) até sexta-feira (12), a cúpula do Senado Federal será iluminada na cor roxa em apoio à campanha de conscientização sobre o lúpus e em homenagem ao Dia Mundial do Lúpus, celebrado em 10 maio.

O lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca as células da própria pessoa e destrói tecidos saudáveis. A doença pode causar danos nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele, afetada em 80% dos pacientes. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas é muito mais frequentes nas mulheres, principalmente entre 20 e 45 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus no Brasil. Embora a causa da doença não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais agem para o seu desenvolvimento.

O lúpus pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado. Febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo são alguns dos sintomas gerais da doença. Outros são específicos de cada órgão, como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas renais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos