Rio das Ostras inaugura exposição de arte contemporânea carioca no Ateliê Casa

Paulo Virgilio

O artista Jaime Acioli apresenta a série M.A.R, sobre a construção Museu de Arte do RioJaime Acioli/Divulgação

O projeto cultural iniciado no último mês de abril em Rio das Ostras, na região da Baixada Litorânea, com o objetivo de interiorizar a produção de arte contemporânea do Rio de Janeiro, inaugurou no último fim de semana sua segunda exposição. Dezoito artistas atuantes o cenário carioca participam da mostra Ruínas - a fissura no escombro, aberta neste fim de semana, no Ateliê Casa, com a proposta de dinamizar a cena artística local.

São cerca de 30 obras, entre fotografia, gravura, pintura, vídeo e performance, que abordam o tema ruínas. Os participantes têm o apoio da professora de história da arte na Fundação Rio das Ostras de Cultura, Giovana Agostini, em projeto que tem a curadoria do professor de Produção Cultural do Polo Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Áureo Guilherme Mendonça.

"É possível afirmar que o mundo hoje é uma grande ruína? Há quem diga que nunca uma ruína representa a perda total, a menos que tivesse uma catástrofe total, o que não representa o cenário contemporâneo", disse o professor sobre a proposta da exposição. Segundo Mendonça, o olhar do artista é capaz de enxergar mundos que se revelam como desafios ao status quo. "Das ruínas brotam inesperadas plantas que, se bem regadas, poderão mudar todo o cenário e fazer renascer uma nova Troia, mais humana e com um senso de justiça que respeite nossas diferenças", afirmou.

Entre os participantes, Amanda Nakao trata da questão da mulher, com a foto Rugido Uterino; Jaime Acioli apresenta a série M.A.R, sobre a construção Museu de Arte do Rio; e Pedro Amorim retrata o trabalhador rural, com a obra Ruínas da Casa Grande. Já Raphael Couto repete a performance Corpo Catálogo, que realizou no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, e Maria Baigur - vencedora da II Edição do Prêmio Reynaldo Roels Jr. - participa com a fotografia Nada mais daquilo tudo.

A exposição Ruínas fica em cartaz até 24 de agosto e pode ser visitada, com entrada gratuita, de terça-feira a sábado, das 11h às 19h. O Ateliê Casa, primeira galeria de arte fora da esfera pública da cidade de Rio das Ostras, fica na Rua Elba de Pádua Lima, 404, no bairro Balneário Remanso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos