Rio Grande do Sul espera pagar hoje 3ª parcela dos salários de julho

Daniel Isaia - Correspondente da Agência Brasil

O Governo do Rio Grande do Sul espera pagar hoje (9) a terceira parcela dos salários de julho dos servidores estaduais. O pagamento vai depender da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que começa a entrar hoje nos cofres públicos.

No Palácio Piratini, sede do Executivo, o assunto é tratado com cautela. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou que o governo não quer criar nos servidores expectativas que possam vir a ser frustradas, caso a arrecadação não atinja o mínimo necessário para que o pagamento seja feito ainda nesta quarta-feira.

O estado precisa recolher cerca de R$ 130 milhões para que a terceira parcela de julho seja repassada aos trabalhadores. A Sefaz garantiu que o pagamento será efetuado assim que a arrecadação atingir o total necessário.

Arrecadação será avaliada

O governo fará uma avaliação da arrecadação do ICMS no final da tarde. Caso o recolhimento atinja o mínimo necessário, o repasse aos funcionários será efetuado à noite.

Até o momento, os servidores receberam R$ 1.100 na soma das duas primeiras parcelas de julho. Assim que a terceira parcela for repassada, o estado terá pago o equivalente a 30% da folha. A previsão é de que os salários sejam pagos integralmente até a metade de agosto.

No final de julho, o governo gaúcho suspendeu o pagamento da dívida com a União para conseguir pagar as primeiras parcelas salariais do funcionalismo.

O estado também ingressou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para não precisar pagar as parcelas da dívida durante o regime de recuperação fiscal. Os servidores públicos do Rio Grande do Sul estão recebendo salários parcelados há dezoito meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos