Missão da ONU no Afeganistão saúda proposta de diálogo com os talibãs

Da ONU News

Vista de Cabul, capital do Afeganistão Foto Unama: Fardin Waezi

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), elogiou a vontade do governo do país em iniciar conversações de paz com o grupo dissidente talibã. A proposta foi apresentada ontem (29) durante uma conferência internacional na capital, Cabul. A Unama apoia fortemente essa visão para que a paz seja alcançada por meio do diálogo e aconselha as partes envolvidas a conversarem o quanto antes. A informação é da ONU News.

A Unama elogiou ainda a prontidão das autoridades afegãs para discutir qualquer questão durante o processo de paz, incluindo aspectos ligados à Constituição, o fim de sanções e a libertação de prisioneiros.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas estabeleceu a Unama, uma missão política, em março de 2002. Mas o Afeganistão continua sendo um país em conflito, o que ameaça as conquistas nacionais, diz o Departamento de Assuntos Políticos da ONU, que acredita que negociações de paz entre o governo afegão e grupos armados da oposição são a única alternativa para acabar com o conflito.

Neste sentido, a comunidade internacional tem um papel importante para ajudar a criar as condições para a paz. A reunião ocorrida em Cabul contou com a participação de representantes dos cinco países com assentos permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia).

A Unama destaca que continua pronta para aumentar sua cooperação com os esforços para que a paz no Afeganistão seja alcançada e para o combate ao terrorismo e ao crime transnacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos