Secretária de Mato Grosso do Sul assume presidência do Consed

A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, assumiu hoje (24) a presidência do Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed). Como vice-presidente eleita para o biênio 2017-2018, ela entra no lugar de Idilvan Alencar, que deixou a secretaria de Educação do Ceará no início do mês.

A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, sucedeu Idilvan Alencar no Consed (Eduardo Colin/Consed/direitos reservados)
Para a nova presidente, o maior desafio dos secretários neste ano será a implementação dos currículos nas escolas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada no ano passado. Ela também cita a aprovação da BNCC para o ensino médio, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação. "Queremos chegar ao fim do ano com os estados implementando seus currículos e a Base aprovada. Vamos ter que trabalhar em uma velocidade maior, por causa do ano eleitoral", disse.

Outro tema que deve dominar as discussões dos secretários neste ano são as mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundo tem validade somente até 2020, mas uma proposta de emenda à Constituição (PEC) tramita no Congresso para torná-lo permanente.

Cecilia Motta é graduada em pedagogia e em ciências biológicas, especialista em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades e mestre em Educação na área de Políticas Públicas para a Infância.

Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime/MS) e vice-presidente da Undime Nacional. Também foi membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente em Mato Grosso do Sul da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.

O Consed é uma é pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal a partir da integração dos titulares das pastas. Foi fundado em 1986.

Balanço do Consed

Idilvan Alencar deixou o cargo de secretário de Educação do Ceará para disputar as eleições deste ano. Entre os principais pontos de sua gestão ele cita a luta por mais recursos do Fundeb, com a reativação do grupo de trabalho de financiamento do Consed "Isso deve ser a bandeira principal para a educação atualmente", diz.

O ex-presidente também destaca a participação do Consed nas discussões da Base Nacional Comum Curricular e das mudanças no ensino médio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos