Anatel disponibiliza localização de celulares em Brumadinho

Além da distribuição de chips de telefone para famílias de Brumadinho (MG), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que, após autorização judicial, a localização dos celulares da população local foi disponibilizada para auxiliar no resgate das vítimas na região onde ocorreu, no último dia 25, o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale.
O pedido para a Justiça disponibilizar o sinal dos aparelhos partiu da AGU (Advocacia-Geral da União), que entrou com medida cautelar de urgência para que empresas de telefonia fornecessem a relação de assinantes de celulares que estavam conectados nas imediações da mina Córrego do Feijão.
De acordo com a agência, as primeiras medidas foram tomadas às 14h do dia do incidente, uma hora e meia após o rompimento da barragem, com o grupo de crise da Anatel interagindo com as operadoras de telefonia para avaliação, restabelecimento, reparação ou manutenção das comunicações na área afetada.
"Isso garantiu o funcionamento do sinal da telefonia e da comunicação de dados móveis mesmo com interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os primeiros geradores a gasolina chegaram na manhã do dia seguinte (26) à tragédia, quando as estações de telecomunicações dispunham ainda de carga para a manutenção das operações", disse hoje (4) a agência.
De acordo com a Anatel, a cobertura da telefonia móvel na região foi reforçada com o aumento da capacidade das antenas instaladas e o envio de novas estações itinerantes. Também foi estabelecida uma estação móvel de 4G na banda 28 (700 MHz) para atendimento emergencial de comunicação.
Outra medida foi a possibilidade dos usuários terem serviço de roaming disponível para fazerem ligações de qualquer antena, independentemente da prestadora. Além disso, após autorização judicial, a localização dos celulares dos moradores de Brumadinho foi disponibilizada para auxiliar no resgate das vítimas.
Balanço
Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Defesa Civil do estado atualizaram para 134 o número de mortos após o rompimento da Barragem 1 da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desse total, 120 já tiveram identidade confirmada pelas autoridades. Ainda estão desaparecidas 199 pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.