Especialistas preparam proposta para evitar desastres em barragens
Especialistas da área de engenharia, reunidos hoje (4), no Rio de Janeiro, com o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, vão enviar sugestões para que o governo possa tomar providências com relação ao problema de barragens.
Com a proposta, os especialistas pretendem impedir novos desastres, como o ocorrido no último dia 25, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, com o rompimento da barragem. A tragédica gerou impactos ambientais, sociais e econômicas.
Durante o encontro, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), o presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian, destacou sobre ações de segurança de barragens de rejeitos. Cópia do documento foi entregue ao secretário do MME.Bogossian defendeu a importância da Lei de Segurança de Barragens, que é baseada em padrões internacionais e que indica, no seu Artigo 4, que o empreendedor é o responsável legal pela segurança das barragens. Para o presidente da ANE, a lei, que foi aprovada em 2010, "é indiscutível".
Participaram também do encontro especialistas da Academia Brasileira de Ciências e do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Apresentação com conteúdo semelhante está marcada para quinta-fera (7), às 9h30m, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), para os associados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.