Topo

Oficinas ensinam foliões a fazer seus próprios adereços no Rio

25/02/2019 20h33

Os foliões que querem produzir seus próprios adereços para usar no carnaval ainda podem procurar as oficinas que o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc- RJ) oferece em algumas de suas unidades. As aulas são gratuitas e ensinam a fazer confete, bijuterias e purpurina biodegradável para usar nos blocos e curtir as festas e os desfiles das escolas de samba.

Foliões aprenderão a fazer seus próprios adereços e máscaras para sair no carnaval - Arquivo/Agência Brasil

Na unidade Sesc Copacabana, zona sul da cidade, haverá oficina nesta quarta-feira (27), das 14h às 17h, aberta a pessoas com mais de 16 anos de idade, que queiram aprender a fazer bijuterias em tecido e sementes. No Sesc Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a oficina é sobre a confecção de confetes usando folhas e flores caídas de árvores e sobre a produção de purpurina biodegradável. As técnicas serão ensinadas amanhã (26), das 11h às 14h, e a oficina é aberta a pessoas de qualquer idade.

A proposta na oficina do Sesc Madureira, na zona norte do Rio, é ensinar a criar adereços diversos, até o próximo dia 28, das 14h às 17h. No Sesc Santa Luzia, situado no centro do Rio, serão realizadas de amanhã (26) até o dia 28 oficinas de criação de máscaras e adereços com materiais recicláveis.

Por fim, no Sesc Três Rios, os foliões poderão aprender também a confeccionar máscaras de carnaval do tipo Fofão, além de máscaras inspiradas nas usadas no carnaval de Veneza, com destaque para arlequins, pierrôs e colombinas.

Museu do Amanhã

Também na quarta-feira, a partir das 14h, o Museu do Amanhã oferecerá oficina de adereços para o carnaval. A oficina é gratuita, mas, segundo a assessoria de imprensa,  as vagas são limitadas.

Para as crianças, o museu promove a EcoFolias, atividade que exalta a cultura da região amazônica brasileira. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site.

Equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Museu do Amanhã ficará fechado durante o carnaval, desde o sábado (2) até a Quarta-Feira de Cinzas (6). No dia 1º de março, o museu funcionará em horário especial, das 10h às 14h. A última entrada será feita às 13h. A instituição retomará as atividades no dia 7 de março.

Exposições

Nas unidades do Sesc Madureira e Nova Iguaçu, poderão ser visitadas até 31 de março exposições que retratam o carnaval carioca e mostram que carnaval também é cultura.

No Sesc Madureira, a exposição Pierrôs e Foliões - Heitor dos Prazeres e sua Gente faz um registro histórico do carnaval por meio da reprodução de pinturas do compositor, cantor e pintor carioca, que retratou nas telas o universo do samba e do carnaval de sua cidade. A mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h30. Aos sábados e domingos, a mostra sobre a obra de Heitor dos Prazeres poderá ser vista das 9h às 17h30.

No Sesc Nova Iguaçu, a exposição Carnaval Iguaçuano: Enredos e Identidades fala sobre o carnaval das escolas de samba desta cidade da Baixada Fluminense, revelando sua importância como manifestação cultural. A exposição é composta por fotos de Alziro Xavier, com curadoria de Ribamar Ribeiro e Tiago Costa, que selecionaram também objetos que representam as agremiações e blocos, como fantasias, adereços, instrumentos musicais e croquis.

Um detalhe interessante é que o público poderá experimentar as fantasias e adereços, fazendo uma viagem lúdica pela história do carnaval do município. A mostra ficará aberta até o dia 10 de março, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30.