Topo

Sistema Alerta Rio prevê chuva na abertura do carnaval carioca

26/02/2019 20h32

O carnaval do Rio de Janeiro deve ser com chuva, informou hoje (26) o Sistema Alerta Rio.

Segundo a meteorologista Juliana Hermsdorff, do Alerta Rio, de amanhã (27) até sexta-feira (1º) uma zona de convergência de umidade e a chegada de uma frente fria pelo oceano deixarão o tempo instável na cidade, que terá céu passando de nublado a encoberto, pancadas de chuva moderada a forte, a partir da tarde, e rajadas de vento de intensidade moderada.

Na sexta-feira (1º), a chuva pode ocorrer principalmente à noite, na hora da abertura dos desfiles das escolas do Grupo de Acesso na Marquês de Sapucaí. No sábado (2), segundo dia de apresentação das escolas de acesso, a área de convergência de umidade perde força, e a previsão é de céu nublado com chuva moderada a qualquer hora do dia.

Para domigo, segunda e terça-feira, os meteorologistas ainda vão analisar os mapas, porque ainda esses dias são considerados distantes, e o ideal é que as análises climáticas sejam feitas mais para a frente, o que dá mais precisão no detalhamento das condições meteorológicas.

Queda da temperatura

Bem diferente de ontem (25), quando a temperatura máxima chegou a 41,5ºC em Irajá, na zona norte, e a sensação térmica, a 53,5 º?, em Santa Cruz, na zona oeste, no dia de hoje, a atuação de uma frente fria no oceano influenciou as condições do tempo na cidade do Rio de Janeiro. O céu ficou predominantemente nublado, e houve registro de chuva fraca em pontos isolados do município ao longo do dia.

As temperaturas tiveram declínio acentuado em relação às do dia anterior, com máxima registrada de 32,8°C, às 14h15, em São Cristóvão, e mínima de 22°C, à 0h45, na Estação Alto da Boa Vista.

Rio entra em atenção

O Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro informou que o município entrou em estágio de atenção às 19h25 desta terça-feira, devido à atuação de núcleos de chuva, que estão com intensidade moderada a forte, sobre a cidade. A previsão do Sistema Alerta Rio é que a chuva, que já atingiu principalmente o litoral da cidade, com pancadas de intensidade entre moderada e muito forte, continue avançando sobre algumas áreas, com rajadas de vento moderadas a forte, ventania e também raios.

 O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de 3 e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.