Topo

Países da Opep debaterão produção de petróleo em junho

20/05/2019 07h18

Os maiores produtores de petróleo do mundo decidirão no fim de junho, durante reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), se aumentarão a produção da commodity.

Ministros da Opep e aliados, inclusive a Rússia, encontraram-se nesse domingo (19) em Jidá, cidade da Arábia Saudita, para conversar a respeito do assunto.

Os países começaram a cortar sua produção em janeiro para fazer o preço do petróleo subir. A medida surtiu o efeito desejado, com um aumento especialmente elevado em abril, quando o governo americano anunciou que aplicaria sanções mais pesadas contra o Irã.

A redução do ritmo de produção durará até junho. Na reunião de ontem, os ministros discutiram se deverão aumentar novamente a produção após o prazo.

Os participantes decidiram primeiro observar o impacto que a situação política do Irã e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China terão na oferta e demanda.

A reunião desse domingo foi presidida por Khalid al-Falih, ministro da Energia da Arábia Saudita. Após o encontro, ele disse que o futuro do fornecimento de petróleo no mundo ainda é incerto por causa de incertezas políticas na Venezuela e do impacto das sanções americanas contra o Irã. Acrescentou que outros fatores imprevisíveis também têm afetado a demanda da commodity.

Segundo especialistas, o resultado do encontro de ontem não deverá influenciar muito o atual preço do barril de petróleo.