Topo

Banco central dos EUA reduz taxa de juros norte-americana

18/09/2019 21h20

O Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje (18) baixar as taxas de juros do país em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 1,75% a 2%.

Este foi o segundo corte de juros que o FED aplicou este ano. Em julho a instituição já havia reduzido a taxa em 0,25 ponto percentual, na primeira redução desde 2008.

Entre as justificativas para a decisão, o FED disse que estão as perspectivas para o desenvolvimento da economia global e também a baixa expectativa de inflação. Em comunicado, o FED disse que a ação apoia a expansão sustentável da atividade econômica.

Após a decisão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a decisão por meio de sua conta no Twitter. Trump, que queria uma redução maior, disse que o presidente do FED, Jerome Powell "fracassou".

Selic

No Brasil, também nesta terça-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros do país, a Selic, em 0,5 ponto percentual, dando continuidade a um ciclo de cortes na taxa. A Selic passou de 6% para 5,5% ao ano.

*Com informações da Télam