Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação mira venda 'fantasma' de álcool em gel na educação em Niterói (RJ)

Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
Imagem: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

25/05/2020 09h34

O Ministério Público (MPRJ) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumprem hoje mandados de busca e apreensão contra sete suspeitos de fraudes em contratações da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Também estão sendo cumpridos mandados contra três empresas.

Segundo o MPRJ, as pessoas são suspeitas de cometer fraudes na compra de álcool em gel e sabonete líquido, se aproveitando da situação de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus.

O valor da compra chegou a R$ 300 mil, de acordo com o MPRJ. Durante a investigação, constatou-se que houve a aquisição de 10 mil unidades dos produtos, mas a empresa que forneceria esses itens à fundação não realizou qualquer compra de produtos para fins de revenda ou de insumos para produzi-los.

Diligência realizada no almoxarifado da fundação constatou que ali não havia registro de entrada de nenhuma mercadoria.

Além disso, a mesma empresa não teria autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercializar álcool em gel.

Estão sendo investigados ainda outros contratos irregulares entre o município e pessoas físicas e jurídicas apontadas no inquérito, algo que envolve cerca de R$ 1,6 milhão.