Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito e vice de Itaguaí (RJ) são cassados pela Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores de Itaguaí - Câmara de Vereadores de Itaguaí
Câmara de Vereadores de Itaguaí Imagem: Câmara de Vereadores de Itaguaí

Da Agência Brasil

10/07/2020 07h00

O prefeito de Itaguaí (RJ), Carlo Busatto Júnior, Charlinho (MDB), e o vice Abeilard Goulart, Abelardinho (PP), tiveram seus mandatos cassados em decisão da Câmara Municipal, na madrugada de hoje. Eles sofreram impeachment, por 16 votos a favor e um contrário, por crimes de responsabilidade, na votação dos três crimes.

O relatório apontou que Charlinho cometeu crime de ilegalidade em procedimento licitatório e dano irreversível ao erário público. Sobre Abelardinho o relatório indicou a prática de favorecimento de terceiros.

O único voto a favor foi do líder do governo na Câmara, Sandro da Hermínio (PP). A sessão da câmara começou às 18h de ontem e aprovou o relatório da CEP (Comissão Especial Processante), que concluiu que os dois gestores cometeram esses crimes.

A maioria dos vereadores considerou que Charlinho cometeu ilegalidade em procedimento licitatório em contratação de empresa de lixo e danos ao erário público. Já Abelardinho foi cassado por ter, segundo o relatório da CEP, favorecido terceiros.

Com a cassação, os dois tornaram-se inelegíveis por oito anos. Eles já tinham sido cassados em sessão em março deste ano, mas continuaram no cargo devido a uma liminar obtida no Supremo Tribunal Federal (STF).

A prefeitura de Itaguaí será assumida pelo presidente da Câmara, Rubem Ribeiro (Podemos). O vice-presidente da Casa, Noel Pedrosa (PSL), assume a presidência da Câmara.