Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA dizem que novo míssil norte-coreano ameaça a comunidade internacional

17.ago.2021 - O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby - Alex Wong/Getty Images via AFP
17.ago.2021 - O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby Imagem: Alex Wong/Getty Images via AFP

Da Agência Brasil

13/09/2021 09h55Atualizada em 13/09/2021 10h26

O Pentágono disse hoje, em nota, que o lançamento de um novo míssil de cruzeiro de longo alcance pela Coreia do Norte representa "uma ameaça" aos países vizinhos e à comunidade internacional.

Segundo o comunicado, a atividade mostra o desenvolvimento contínuo do programa nuclear da Coreia do Norte e as ameaças que isso representa para os vizinhos e para a comunidade internacional", afirmou o Pentágono.

Os Estados Unidos "vão continuar a acompanhar a situação e a consultar de perto os seus aliados e parceiros", acrescentou, na nota, o Comando Indo-Pacífico norte-americano.

Os EUA reiteraram ainda o compromisso, "resistente a todas as provas", de defender a Coreia do Sul e o Japão contra Pyongyang.

Cerca de 28,5 mil soldados norte-americanos estão no sul da península.

A Coreia do Norte executou com sucesso teste com novo "míssil de cruzeiro de longo alcance" no fim de semana, anunciou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Testes de mísseis de cruzeiro de longo alcance na Coreia do Norte, conforme retratado nesta combinação de fotos sem data fornecidas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) em 13 de setembro de 2021 - KCNA via REUTERS  - KCNA via REUTERS
Testes de mísseis de cruzeiro de longo alcance na Coreia do Norte, conforme retratado nesta combinação de fotos sem data fornecidas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) em 13 de setembro de 2021
Imagem: KCNA via REUTERS

Os disparos do teste, feito no sábado e no domingo, ocorreram na presença de autoridades norte-coreanas, informou a KCNA, que também confirmou o êxito dos ensaios.

Os mísseis percorreram trajetória de 1,5 mil quilômetros, antes de atingir o alvo, não especificado pela agência.

Diversas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) proíbem a Coreia do Norte de prosseguir com os seis programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.

Apesar de atingido por múltiplas sanções internacionais, o país reforçou nos últimos anos a capacidade militare, sob a liderança de Kim Jong-un.

A Coreia do Norte fez diversos ensaios nucleares e testou com sucesso mísseis balísticos capazes de atingirem os Estados Unidos.