Caminhos da Reportagem celebra 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga
30/12/2024 16h23
O Caminhos da Reportagem desta semana celebra os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, com uma edição especial sobre a vida e a obra dele.
Paulo Wanderley, pesquisador da obra do mestre, afirma que através das canções do Gonzagão, as pessoas recriam memórias afetivas e sensoriais. "Em tudo a gente lembra do Seu Luiz Gonzaga. Seja no São João, seja na culinária nordestina, seja nas nossas vestimentas", afirma.
Relacionadas
Com Caminhos - "Luiz Gonzaga: Da Sanfona ao Coração do Brasil" é o tema do Caminhos da Reportagem desta segunda - Frame Caminhos da reportagem
Notícias relacionadas:
- Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025.
- MetrôRio: bilhete para o Réveillon só pode ser comprado online.
- Médicos alertam para acidentes com fogos de artifícios nas festas.
Todos os anos, desde 2012, a cidade de Exu se banha na cultura gonzagueana no mês de dezembro. A cidade recebe turistas, forrozeiros e amantes da obra do rei do baião. O sanfoneiro Targino Gondim ressalta que "o poder da obra de Luiz Gonzaga é imenso". Assim como ele, vários artistas dão depoimentos emocionados sobre a grandeza e a generosidade do legado do mestre.
"A ideia central de Luiz Gonzaga era para que houvesse distribuição de renda, para que acabasse a pobreza, a fome, a seca, a má vontade política. Todos esses protestos estão na música dele", afirma Andrews Ferreira, cantor que vive o Gonzagão em shows pelo Nordeste.
O Caminhos da Reportagem conta ainda a história do Projeto Asa Branca, mantido pela Fundação Gonzagão, que há 20 anos ensina crianças do sertão a tocar sanfona. Mariana Santana, fundadora do projeto, conta que as crianças aprendem a manusear o instrumento em menos de dois meses. "Mexe com a alma, é muito lindo", afirma emocionada.
Projeto Asa Branca ensina crianças a tocar sanfona - Frame Caminhos da reportagem
O programa mergulha no universo da vida do rei do baião, universo esse que estará nas escolas de Exu a partir de 2025, após uma lei que institui o ensino da cultura de Luiz Gonzaga ter sido aprovada.