Família de blogueira teme mais retaliações em Santa Catarina

Curitiba - A família de Isadora Faber, 13, autora do "Diário de Classe", página no Facebook onde relata o cotidiano da Escola Básica Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, continua sendo vítima de intimidações e ameaças, segundo os próprios familiares.

Isadora tenta manter a rotina após sucesso no Facebook
Veja Álbum de fotos

Na noite de segunda-feira (5), a avó da garota, Rosa Faber, 65, recebeu uma pedrada no lado direito da cabeça, depois que uma pessoa teria arremessado pedras em direção à casa da família.

Na terça-feira (6), o pai de Isadora, Christhian, foi à 6ª Delegacia de Polícia Civil registrar queixa. A delegada responsável não foi localizada nesta quarta-feira (7) para comentar o caso pois, segundo o plantão, estava "fora" e não retornaria.

Existe a suspeita de que o agressor seja a mesma pessoa que foi há algum tempo acusada pela blogueira de ter recebido dinheiro para pintar a quadra da escola, mas não cumpriu o serviço.

Diário de Classe

  • Marco Dutra/UOL

    Isadora Faber acompanha as iniciativas de outros estudantes na internet; saiba mais

  • Reprodução

    A iniciativa de Isadora inspirou estudantes por todos o país; veja imagens dos problemas de 30 páginas nas redes sociais

O teor do Boletim de Ocorrência não foi divulgado pela polícia. Além da mãe de Isadora, Diamela Leal Faber, Joice da Rosa, mãe de um garoto de oito anos, José Luiz, também registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção ao Menor e Adolescente da capital catarinense.

O BO foi postado na página do "Diário de Classe" e diz que ele (o garoto) também é vítima de ameaças feitas por uma aluna, Luana Barbieri, por ter amizade com Isadora.

O pai da garota, segundo Isadora, também costuma ofender sua família, além de demonstrar xenofobia, pois entre os insultos é comum frases como "vocês não são nativos daqui", em referência à origem gaúcha dos familiares.

Com relação ao ataque ocorrido na segunda, a mãe da garota relatou à imprensa local que as pedras foram arremessadas por trás do muro de dois metros de altura, sendo que uma delas atingiu o carro e outra caiu no gramado.

Assustadas, foram para dentro de casa e na terça a avó, que sofre de uma doença degenerativa, foi levada para o Instituto Geral de Perícias, onde realizou exames.

Apesar do incentivo à filha, porém, Diamela teme pelo futuro.

"As crianças estão se posicionando contra a Isadora. As coisas estão tomando proporções sérias e a Isadora não baixou a cabeça. Eu não posso incentivar ela a retirar as críticas contra a escola, pois vou ensinar que fazer o errado é que é o certo", disse a um portal de notícias local.

A reportagem tentou ouvir representantes da escola onde Isadora estuda, mas, segundo informações da secretaria, a diretora --única autorizada a falar--, Liziane Farias, havia saído e também não retornaria à escola. Logo após o ataque, Isadora fez menção às pedras que atingiram sua avó. "Ontem à noite teve uma chuva de pedras em casa, uma delas atingiu minha avó de 65 anos que sofre de uma doença degenerativa. Meus pais tomaram providências e hoje levaram minha avó para fazer exames e para a polícia", concluiu.

Isadora criou a página em 11 de julho. Após a grande repercussão nas redes sociais, a família passou a sofrer retaliações, além de tentativas de desqualificar as opiniões da garota.

Em setembro, ela chegou a ter um BO registrado contra ela por uma professora que havia sido criticada. A página tem cerca de 3.000 seguidores.

Confira os problemas em escolas de todo o país denunciados por alunos pelo Facebook

Confira os problemas em escolas de todo o país denunciados por alunos pelo Facebook

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos