TJ determina libertação de suspeito de homofobia

Em São Paulo

  • Mariana Topfstedt/Sigmapress

    8.dez.2012 - O projeto #EuSouGay organizou o Churrascão das Cabras, protesto no mesmo local no mesmo local onde o estudante de direito André Cardoso Gomes Baliera (foto), 27, foi agredido

    8.dez.2012 - O projeto #EuSouGay organizou o Churrascão das Cabras, protesto no mesmo local no mesmo local onde o estudante de direito André Cardoso Gomes Baliera (foto), 27, foi agredido

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou na quarta-feira (30) a libertação do personal trainer Diego Mosca Lorena de Souza, um dos dois acusados de agredir o estudante de Direito André Cardoso Gomes Baliera, que denuncia ter sido vítima de homofobia. O suspeito seria solto até a manhã desta quinta-feira. Souza foi preso em flagrante por tentativa de homicídio com o estudante Bruno Protieri, pouco após o espancamento, ocorrido no dia 3 de dezembro, na Rua Henrique Schaumann, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. A decisão judicial também deverá beneficiar Portieiri.

No pedido de habeas corpus que levou à Justiça, o advogado do personal trainer, o criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, alegou que os laudos periciais pedidos pelas autoridades que investigam o caso não foram concluídos.

"Não há elementos que definem se houve mesmo tentativa de homicídio ou foi só (um caso de) lesão corporal", disse.

Alunos da UnB protestam após pichações homofóbicas
Veja Álbum de fotos

Ao conceder a liminar que autorizou a libertação, o desembargador Newton Neves afirmou que existe um conflito sobre o tipo de acusação que pesa sobre os dois. Para o magistrado, "é preciso cautela e análise de fundo dos documentos e teses apresentadas, a fim de se evitar prejuízo a ampla defesa e contraditório o que, por si só, justifica a concessão da liminar pleiteada".

Para justificar o habeas corpus, Mariz de Oliveira também argumentou que os dois acusados têm emprego fixo e residência conhecida. "Além disso, acrescentei ao pedido um abaixo assinado com 300 assinaturas de pessoas que conhecem os dois e os defendem", afirmou.

Indignação

Baliera, que estuda no Largo de Francisco, disse que não há o que contestar na decisão da Justiça. "O que me incomodou profundamente foi a argumentação dos advogados. Além de vítima, agora sou transformado em mentiroso, como se não fosse horrível o suficiente apanhar na rua", afirmou. Ele disse que desde a agressão evita passar no local do incidente, próximo de sua casa. "Eu já evitava a rua e não sei se terei coragem de ir trabalhar normalmente amanhã (hoje)."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos