Petrópolis dispara 11 alertas em função de chuva

Do Rio*

A chuva voltou a deixar a população da cidade de Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, em estado de alerta. Neste sábado (23), 11 toques alertaram moradores das áreas consideradas de risco sobre a possibilidade de desabamento de encostas e alagamento de rios. As chuvas já deixaram 33 mortos e 44 feridos na cidade.

A primeira sirene tocou por volta das 15 horas. Ao ouvirem os toques, os moradores procuraram os pontos de apoio organizados pela prefeitura. Já no início da noite, a chuva parou e a Defesa Civil da cidade indicou que a situação não era mais de risco.

Durante o dia, as sirenes tocaram em cinco regiões de Petrópolis - Quitandinha, Independência, 24 de Maio, Bingen e São Sebastião. A prefeitura registrou o maior índice pluviométrico no bairro de Quitandinha, de 77,8 milímetros.

Veja as cidades afetadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL

MP instaura inquérito

A promotora de Justiça Zilda Januzzi Veloso Beck, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, defendeu que os equipamentos pleiteados pela Defesa Civil, via parcerias, são "fundamentais" para assistência às vítimas.

Zilda instaurou nesta sexta (22) inquérito civil público para assegurar que as famílias recebam imediatamente o aluguel social e que, em caráter definitivo, sejam recompensadas com indenizações, compra assistida ou casas populares.

Obras emergenciais

Também nessa sexta (22), o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), autorizou a realização de obras para a estabilização de vias em três pontos atingidos pelas chuvas do último domingo (17).

As contenções, em caráter emergencial, vão acontecer nas ruas Bahia, no bairro Quitandinha, localidade onde houve mais mortes em decorrência das chuvas. A rua Antônio da Silva Ligeiro, no bairro Taquara, e a rua Euclides da Cunha, no bairro Castelânea, que ficaram instáveis depois de deslizamentos de terra, também serão contempladas.

* Com informações do UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos