Topo

No interior do ES moradores, resistem para deixar casas

Santa Teresa (ES)

26/12/2013 09h45

Com 26 mil habitantes e 2.500 deles sem ter onde morar, Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, está com um terço da área urbana embaixo d’água.

Tirou foto das chuvas no ES? Mande para o UOL

  • Julio Santos/Colatina Hoje/Facebook

Metade da cidade está sem energia elétrica e 120 pessoas estão dormindo em quartos de duas escolas e de uma igreja da cidade, conhecida no Estado por seus queijos e chalés de montanha.

"Hoje (anteontem) foi o pior dia de nossa história. Foi pior do que uma tromba d’água que nos atingiu em 2000. Só quando a água baixar é que poderemos chegar nas casas para ver se tem vítimas", disse o secretário de Planejamento, Luciano Forrechi.

O resgate aos moradores de casas submersas está sendo feito por um batalhão da Força Aérea que tem base no município. São 25 homens. "Algumas pessoas não querem sair das casas porque elas têm medo.

Estamos indo de barco para ver se conseguimos. Retiramos umas 20 hoje (anteontem)", disse o 1.º tenente Gregório Rocha Venturim. "Mas nossa maior preocupação são as encostas. Muitas casas estão sob risco de deslizamento. E as pessoas se recusam a sair", diz.

No centro da cidade, que também está alagado, moradores relatam brigas entre quem está nas casas e quem tenta passar de carro. As ondas provocadas pelos veículos fazem a água vencer muretas e janelas, invadindo ainda mais as casas isoladas. "O rio está passado em cima da ponte.

Aqui, ainda deu para erguer umas coisas, colocar no andar de cima. É algo impressionante, não lembro de nada parecido", disse o marceneiro aposentado Moacir Peroni, de 65 anos. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".