Topo

Escolas de SP alertam para o desperdício de água na volta às aulas

Placa alerta para a falta de água na escola Prudente de Moraes,na região central de SP - José patrício/Estadão Conteúdo
Placa alerta para a falta de água na escola Prudente de Moraes,na região central de SP Imagem: José patrício/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

03/02/2015 09h17

No dia em que mais de 4 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas em São Paulo, os avisos na entrada das escolas, aulas explicativas e a conversa com os pais foram os métodos mais usados para evitar o desperdício de água pelos estudantes. A reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" visitou cinco instituições públicas da capital e em nenhuma houve interrupção no abastecimento ontem.

Antes de as férias acabarem, a prioridade foi buscar alternativas baratas para reduzir o consumo. Segundo as escolas, a Secretaria Estadual de Educação realizou três reuniões em conjunto com a Sabesp para definir como será a comunicação, caso ocorram problemas de desabastecimento.

Desde segunda-feira (2), as 2,2 mil escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo passaram a ter um canal direto com a companhia, por meio de uma linha telefônica, para que as unidades de ensino avisem caso falte água. "Todas as estaduais estão trabalhando com a perspectiva de usar racionalmente a água. Precisamos expandir essas boas práticas para as comunidades atendidas", disse o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

Logo na entrada da Escola Prudente de Moraes, na região da Luz, centro de São Paulo, há um aviso aos pais: "Ajude e ensine o seu filho a poupar água. Estamos nessa juntos". "Achei muito importante porque isso deixa nossos filhos conscientes do que realmente está acontecendo na cidade. E leva essa consciência para dentro de casa também", disse Cláudia Oliveira, 42, mãe de um aluno.

Cisterna

A escola, inaugurada há seis meses, é uma das 11 no Estado que apresentam o sistema de cisterna, que armazena a água da chuva e faz o reúso na descarga dos banheiros.

Ao todo, são 30 mil metros cúbicos economizados por mês. "Felizmente, a água da Sabesp é secundária aqui na escola. Além da água da chuva, a cisterna também reserva água potável e isso nos dá um conforto, caso falte água", afirma a diretora Liete Ferraz.

A meta da secretaria é instalar as cisternas em 2,8 mil escolas do Estado até 2018 e economizar 6,4 milhões de metros cúbicos de água. Cerca de cem instituições estão com a construção em andamento - a maioria na região metropolitana.

Na zona norte da capital, no entanto, o clima é de apreensão entre os pais. Patrícia Pereira, 34, tem dois filhos na Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim das Laranjeiras. "Em novembro e dezembro, meus filhos foram liberados das aulas porque não tinha água no colégio. Isso deixa a gente preocupado com o que pode acontecer", afirmou.

Particular

Em algumas instituições particulares, a crise não é motivo para preocupação. As escolas se anteciparam ao racionamento e construíram poços artesianos como reserva de abastecimento. No Colégio Bandeirantes, por exemplo, o fornecimento da Sabesp é secundário. Um poço, construído na década de 1990, garante a água para mais de 3 mil alunos.

"Ao consumir a água do poço, a gente faz nossa parte para preservar os reservatórios. É como se a crise não tivesse chegado por aqui", afirmou o diretor de infraestrutura do colégio, Sérgio Boggio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Como a falta de água em São Paulo afeta a sua vida? Mande para o UOL o seu depoimento sobre o impacto da crise no seu dia a dia. Envie o seu relato em texto, foto ou vídeo via Whatsapp (11) 97500-1925, pelo email vcmandanoticias@uol.com.br ou na área de comentários abaixo.