PUBLICIDADE
Topo

Dilma telefona para governador de SC para oferecer ajuda

Morador de Xanxerê cobre sua casa destruída com lona - Rodrigo Vargas/Raw Image/Estadão Conteúdo
Morador de Xanxerê cobre sua casa destruída com lona Imagem: Rodrigo Vargas/Raw Image/Estadão Conteúdo

Em Brasília

21/04/2015 19h26

A presidente Dilma Rousseff conversou por telefone com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a quem ofereceu ajuda para ajudá-lo a enfrentar os problemas enfrentados em decorrência do tornado que atingiu o município de Xanxerê, na região oeste do estado, deixando dois mortos e pelo menos mil pessoas desabrigadas.

Dilma colocou toda a estrutura do governo federal à disposição de Santa Catarina e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, já estava no Estado e nesta quarta-feira cedo irá visitar as áreas atingidas. Uma tropa com 100 homens do Exército foi deslocada para a região a fim de ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, por sua vez, anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas, que poderão dar entrada no pedido dos recursos, já nesta quarta-feira. Mas o processo de liberação do FGTS inclui a decretação de Estado de Calamidade Pública pelo município, o que deve ser providenciado pelo prefeito. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está em contato com a Defesa Civil do Estado para o levantamento dos estragos e definição de outras providências por parte do governo federal.