Topo

Confrontos nas favelas da Maré e do Alemão deixam dois mortos no Rio

No Rio

18/06/2015 16h58

Dois homens morreram nesta quinta-feira (18) em confrontos entre forças de segurança e criminosos ocorridos em favelas da zona norte do Rio de Janeiro. No complexo de favelas da Maré, um rapaz de 35 anos foi atingido por uma bala perdida, quando estava dentro de casa, durante um confronto entre criminosos e militares da Força de Pacificação. No conjunto de favelas do Alemão, um adolescente foi atingido durante outro tiroteio entre policiais e bandidos. Nesse caso ainda não se sabe se ele participava do confronto ou foi atingido por uma bala perdida.

Vanderlei Conceição de Albuquerque, 35, estava dentro de casa, na Vila dos Pinheiros, uma das favelas do complexo da Maré, quando foi atingido por uma bala perdida durante confronto entre criminosos e militares da Força de Pacificação que policia a região, por volta das 22h desta quarta-feira (17). Ele chegou a ser socorrido e levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Maré, onde morreu.

Segundo a Força de Pacificação, militares faziam ronda de rotina quando foram surpreendidos por criminosos que iniciaram um tiroteio. Os militares revidaram e três deles sofreram ferimentos superficiais. Todos foram encaminhados ao Hospital Central do Exército, em Benfica (zona norte). Dois deles, atingidos nas pernas por estilhaços, já receberam alta. O terceiro ferido, baleado no braço, foi submetido a cirurgia e está em recuperação.

A Força de Pacificação já iniciou o processo de saída das favelas da Maré, que será concluído no dia 30 de junho, quando o policiamento ficará a cargo da Polícia Militar.

Outro caso

No Alemão, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foram recebidos a tiros quando passavam pelo Largo da Pedra. Eles revidaram e, no tiroteio, um adolescente que não havia sido identificado até as 16h30 desta quinta-feira foi atingido. Ele chegou a ser levado para a UPA Itararé, onde morreu. Uma pistola de calibre 9 mm foi apreendida. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).