Nome da nova fase da Lava Jato significa 'valerá para todos'
A 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira, 19, foi batizada de Erga omnes. O termo jurídico em latim significa que uma norma ou decisão "valerá para todos". Os executivos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez não tinham sido alvos da Lava Jato que já levou à prisão, na sua sétima fase, executivos da OAS e UTC, entre outros.
Empreiteiros chegaram a questionar nos bastidores o fato de a Odebrecht ter sido "poupada" pelos investigadores a ponto de o presidente da Odebrecht Ambiental, Fernando Santos Reis, ter concedido entrevista à imprensa para dizer que "querem pegar a Odebrecht, mas não fizemos nada."
A reação da Odebrecht na ocasião foi uma resposta ao presidente da Camargo Corrêa Dalton Avancini, um dos delatores da Lava Jato, que acusou a empreiteira de capitanear o cartel que dominava os contratos da Petrobras por ser a maior do país.
Na sétima fase, endereços de executivos da Odebrecht foram alvos de mandatos de busca e apreensão, mas somente agora, na 14ª fase da Lava Jato, mandados de prisão foram expedidos contra o presidente Marcelo Odebrecht e os executivos Márcio Farias, Alexandre Alencar e Rogério Araújo. O presidente da Andrade, Otavio Marques Azevedo, também esta entre os presos nesta fase da Lava Jato.
Nota da Odebrecht
"A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seu escritório em São Paulo e no Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos.
Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
Construtora Norberto Odebrecht"
Nota da Andrade Gutierrez
"A Andrade Gutierrez informa que está acompanhando o andamento da 14ª fase da Operação Lava Jato e prestando todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todas os questionamentos da Justiça o quanto antes."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.