Topo

Promotoria investiga doação de órgãos em serviço público de SP

Rina Castelnuovo/The New York Times
Imagem: Rina Castelnuovo/The New York Times

Em São Paulo

30/06/2015 07h42

O Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo instaurou inquérito para apurar irregularidades nas doações de órgãos no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC). Ligado à Universidade de São Paulo (USP), o setor recebe em média 14 mil corpos por ano - cuja causa da morte precisa ser apurada.

A promotoria diz que o documento para liberação dos cadáveres para enterro seria obrigatório e ainda induziria famílias ao erro ao tratar de "retenção" de órgãos, quando se fala de "doação". E não existiria nenhum controle sobre a destinação feita.

Muitos órgãos estão sendo simplesmente "destinados" à pesquisa e ao estudo com base, segundo o MPE, em um "informe aos familiares", assinado por parentes, sem a menção expressa a possíveis doações. O Ministério Público apurou ainda que o SVOC retira vários órgãos do mesmo corpo, mesmo sem ter relação com a necropsia. Aponta ainda que, diferentemente do que está descrito no documento, a retenção não é "eventual", mas ocorre "em inúmeros casos".

Foi o que aconteceu com o aposentado Jorge Chamma, de 65 anos. Embora a mãe dele tenha morrido em 26 de abril de 2010, o filho só ficou sabendo que o fígado dela havia sido doado para estudo quando procurado pelo MPE, em maio. "Era do meu total desconhecimento. Esse documento que foi assinado por mim estava com vários outros. Naquele momento, você quer se ver livre de toda a situação. Está esperando o corpo ser liberado", contou.

Chamma disse ter ficado "chocado" com a informação. De acordo com ele, uma universidade havia solicitado ao SVOC previamente três fígados para estudo, e o da mãe dele foi um dos encaminhados. "Parece que já tinha sido previamente combinado. Ficou uma coisa muito obscura", reclamou. "É em nome da ciência, mas tratam como se fosse um número. Alguém pede três fígados, um pé com frieira, e eles mandam."

Até agora, oito casos foram relatados à promotoria, e a irregularidade foi apontada em relatório do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), grupo do Ministério Público que atua em processos de localização de desaparecidos e identificação de óbitos. Já o inquérito foi aberto na semana passada pela Promotoria de Direitos Humanos. Neste, pede-se a alteração do documento, considerado "antiético".

De acordo com a promotora Eliana Vendramini, já foi tentado diálogo com o SVOC, sem sucesso. Segundo ela, o problema não é a doação, mas o desconhecimento de quem a autoriza. "Muitos vieram aqui e disseram que doariam com tranquilidade, mesmo em momento de adversidade. Mas não querem ser enganados", explicou.

Eliana questiona ainda a existência de um único documento que, ao mesmo tempo, autoriza a liberação do corpo e a doação dos órgãos. "O que eu faria se não quisesse assinar isso? Não há outro serviço em São Paulo."

Ética

Para o presidente da Comissão de Bioética e Biotecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Rui Geraldo Camargo Viana, nesses casos é sempre preciso que a pessoa esteja bem informada. "Esta declaração que eles apresentam não está clara."

Já para o médico e representante do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Antonio Pereira Filho, o documento não é antiético. "É o tipo de documento que as pessoas assinam e nem sequer leem. A retirada de órgãos até hoje não sofreu nenhuma contestação. Mas, se o MP quer discutir, vamos discutir."

Em nota, a USP informou que a Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina poderá reformular o documento a qualquer momento. Esclareceu ainda que o informe "visa a esclarecer no que consiste a necropsia e obter a concordância de eventual retenção de órgãos para estudo e pesquisa que trará benefícios para a população em geral". As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".