PUBLICIDADE
Topo

Câmara aprova algumas contas de administrações de Itamar, FHC e Lula

De Brasília

06/08/2015 14h18

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) as contas das administrações dos ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, referentes aos anos de 1992 (Itamar), 2002 (FHC) e 2006 e 2008 (Lula). O plenário segue discutindo contas de governos passados, faltando ainda analisar o parecer sobre o segundo mandado de Lula, ou seja, as contas de 2008.

Por já terem vindo do Senado, as contas do governo Itamar seguirão agora para promulgação. As contas de FHC e do primeiro mandato de Lula, por sua vez, terão de passar por análise do Senado. As contas do governo de Fernando Collor ainda não foram pautadas para votação pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), porque tiveram parecer da Comissão Mista do Orçamento pela rejeição.

Na terça-feira (4), os deputados aprovaram a urgência para que fossem apreciadas as contas pendentes. A medida foi considerada uma derrota para o governo, porque abrem caminho para a votação das contas de Dilma Rousseff. O primeiro mandato da presidente passa por análise do Tribunal de Contas da União (TCU), sob suspeita de que tenham havido práticas irregulares, com manobras fiscais conhecidas como "pedaladas".