Topo

Secretário-adjunto do MME assume interinamente a direção do DNPM

 Lama de rejeitos de minério que vazou das barragens da Samarco, em Minas Gerais, chega ao Espírito Santo - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Lama de rejeitos de minério que vazou das barragens da Samarco, em Minas Gerais, chega ao Espírito Santo Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

De Brasília

18/11/2015 18h22

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, indicou o geólogo Telton Elber Correa para o cargo de diretor-geral interino do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Secretário-adjunto da Secretaria de Geologia e Mineração do MME (Ministério de Minas e Energia) desde 2009, o geólogo também é funcionário de carreira do DNPM desde 1994.

Correa substituirá Celso Luiz Garcia, que apresentou nesta quarta-feira (17), pedido de exoneração do comando do órgão, alegando motivos de saúde. De acordo com o ministério, Garcia apresentou um laudo médico que apontava dificuldades para a sua permanência no cargo.

Segundo o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, apurou, o rompimento das barragens da Samarco, em Bento Rodrigues, Mariana (MG), pesou na decisão de Garcia em deixar o cargo. De acordo com fontes, o ex-diretor-geral não suportou a pressão do governo por respostas rápidas por parte do órgão responsável pela fiscalização de barragens de dejetos de mineração.