Topo

Justiça de SP aceita queixa-crime de Lula contra historiador

De São Paulo

01/12/2015 12h51

A Justiça de São Paulo aceitou a queixa-crime proposta pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o historiador Marco Antônio Villa, comentarista da TV Cultura. Villa é acusado pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. Os advogados de Lula sustentam que historiador fez "afirmações caluniosas" contra ex-presidente na edição do Jornal da Cultura exibida no dia 20 de julho.

As informações foram divulgadas pelo Instituto Lula nesta terça-feira (1º). A decisão, de 25 de novembro, é do juiz André Carvalho e Silva de Almeida, da 30ª vara criminal da Justiça de São Paulo.

Segundo a entidade ligada ao ex-presidente, em 19 de novembro, Lula e Villa compareceram a audiência de conciliação, mas nem o ex-presidente retirou a ação, nem o comentarista se retratou de suas declarações.

Em setembro, quando os advogados entraram com a ação, o Instituto Lula informou que a queixa era referente "a apenas um dos recorrentes comentários caluniosos que o professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) repete contra o ex-presidente no jornal noturno da TV pública do governo do Estado de São Paulo".

"No referido comentário, Villa disse que o ex-presidente "mente", que é "culpado de tráfico de influência internacional", além de "réu oculto do mensalão", "chefe do petrolão", "chefe da quadrilha" e teria organizado "todos os esquemas de corrupção". Na ocasião, o historiador fez questão de ressaltar que "quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa", embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez", afirmou a entidade em nota.