Nível do Cantareira sobe; Guarapiranga recua

São Paulo - O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira continuou subindo com as chuvas que atingem a região. De acordo com os dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), o Cantareira subiu de 29,9% registro ontem para 30,4% neste sábado (2). Nessa medição é considerada a razão do volume armazenado, com as duas cotas do volume morto, pelo volume útil.

Pela cálculo que desconsidera o volume morto, o nível do Cantareira avançou de 0,7% para 1,1% hoje, segundo a Sabesp. Já pela medição do volume armazenado dividido pelo volume total o porcentual está em 23,5%. O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 5,2 milhões de habitantes da capital, da Grande São Paulo e de parte do interior paulista.

No dia a pluviometria no sistema foi de 17 mm, sendo que em janeiro a média histórica é de 263 mm.

Entre os demais mananciais do Estado de São Paulo, o Alto Tietê, Alto Cotia e Rio Claro também subiram e estão com o nível da capacidade em 24%, 87,3% e 73% respectivamente. Já o Guarapiranga caiu de 83,3% para 82,9%, apesar das chuvas de 29,4 mm que atingiu o sistema, e o Rio Grande recuou de 94,2% para 94%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos