Mais informação com menos tempo de leitura
Topo

Ato no Rio contra reajuste da tarifa de ônibus municipal reúne 250 pessoas

Manifestantes se concentram na região da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus - Domingos Peixoto/Agência O Globo
Manifestantes se concentram na região da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus Imagem: Domingos Peixoto/Agência O Globo

No Rio de Janeiro

08/01/2016 18h03

Cerca de 250 pessoas já se aglomeram na Cinelândia, no centro do Rio, às 17h45 desta sexta-feira, 8, para o protesto convocado por entidades estudantis, de trabalhadores e da sociedade civil. O ato tem como primeira reivindicação o cancelamento do aumento da tarifa de ônibus municipal no Rio, que passou de R$ 3,40 para R$ 3,80 no último dia 2.

Como vários partidos políticos e entidades de diferentes posições aderiram à manifestação, os alvos se diversificaram: protesta-se contra políticos variados, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG); contra a crise no Estado do Rio; por mudanças na política econômica do governo federal; e contra a exploração do petróleo brasileiro por empresas estrangeiras, entre outras reivindicações.

Por enquanto não estão sendo usados carros de som, mas representantes de movimentos e de partidos como o PSOL fazem discursos do alto da escadaria do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal. A Polícia Militar (PM) acompanha o ato. A situação, por enquanto, é tranquila. Não há sinal da presença de black blocs. Ainda não está definido se o ato se concentrará na Cinelândia ou haverá passeata, nem se, caso haja, qual será o trajeto percorrido pelos manifestantes.

Já a convocação do protesto pelo partido PSTU, de extrema esquerda, para a frente da estação ferroviária Central do Brasil (centro) não recebeu até as 17h45 a presença sequer de um manifestante.

Mais Notícias